Umbanda para todos

Pesquisar

domingo, 14 de agosto de 2011

O que são Oferendas, para que servem?

Normalmente os assistidos tendem a fazer confusão entre "doação" e "oferenda". Doação é algo que a pessoa dá de forma voluntária sem esperar nada de volta com isso, faz porque gosta ou porque deseja fazer, faz para ajudar e não para ser ajudado. No caso da Oferenda, não é algo voluntário, pois é uma obrigação que faz parte dos trabalhos. Se faz a Oferenda para agradar os guias e ser ajudado por eles e não para ajudar, eis aí a grande diferença! Para explicar melhor a importância das Oferendas em nossos trabalhos, queiram ler os pontos básicos sobre esta questão:

1. O que é oferenda e qual a sua finalidade? 
É tudo aquilo que se oferece para alguma entidade ou santo com o objetivo de conseguir forças e merecimento para se obter alguma coisa.

2. O que representa para as entidades a Oferenda?
R- Representa essencialmente a "energia da vida" ou o "sangue" que dá vida há alguma coisa.


3. Quais os principais tipos de Oferendas?
R- Existem praticamente quatro tipos diferentes:* Oferenda de origem vegetal: árvores, folhas, frutos, sementes e flores.* Oferenda de origem mineral: água, sal, carvão, ouro, prata, bronze, etc.* Oferenda de origem animal: bois, bodes, carneiros, galinhas, patos e muitos outros animais, que depois de extraído o sangue, servem de alimentos à comunidade.* Oferenda de origem financeira ou bens materiais: dinheiro, imóveis, automóveis e qualquer outro patrimônio ou objeto de valor material que uma pessoa pode ter.



4. Como uma Oferenda pode ajudar uma pessoa a conseguir forças e merecimento para conquistar alguma coisa? 
R- Uma Oferenda, quando bem apresentada, eleva consideravelmente a força fluídica que se encontra ao redor do perispírito (energia perispiritual). Essa é uma das energias que as entidades manipulam e direcionam para ajudar na realização dos desejos.









5. Como uma Oferenda deve ser apresentada?
R- Com fé e muita reverência.




6. Para quem devemos dar as Oferendas?
R- Em outras casas ou seguimentos diferentes, geralmente são oferecidas a uma ou mais entidades que fazem parte do culto ou da linha espírita de qual se trabalha. Em nosso caso, oferecemos única e exclusivamente ao mestre maior, Jesus. Pois é dessa forma que nosso mentor espiritual nos orienta e se for de outra forma, não seremos agraciados pelos seres de luz que fazem parte da FECC (Fraternidade Espiritual da Caridade Cristã) a qual é responsável pela assistência espiritual da Casa.



7. Como um bem ou um valor monetário que a pessoa tem pode resultar em benefícios se ela der em forma de Oferenda?
R- A maioria das pessoas protegem os seus bens de forma inconsciente através da emissão de energias fluídicas que os envolvem. O mesmo ocorre com o dinheiro. Quando a pessoa resolve abrir mão de algo que lhe pertence para fazer uma oferenda, a energia que envolve esse bem ou esse objeto pessoal se desprende dele e é manipulada e direcionada pelas entidades em prol do pedido do assistido.



8. Por que o uso do dinheiro geralmente traz mais resultados para o assistido do que outros tipos de oferendas, como por exemplo as de origem vegetal?
R- Porque o dinheiro é um dos mais poderosos elementos que dispomos no plano físico depois do sangue. Como já dissemos antes, em volta desse objeto existe alta concentração de energia e as entidades precisam dela para agir em favor do assistido.
Em nosso mundo praticamente todos desejam o dinheiro, desejam mantê-lo perto de si, desejam nunca ficar sem ele, desejam ainda lutar e trabalhar para conquistá-lo. Muitos desejam fazer qualquer coisa para atrair o dinheiro para si e outros, por sua vez, desejam coisas imagináveis e tudo isso tão somente para não perdê-lo. Todo esse desejo humano pelo dinheiro concentra nele a energia necessária que as entidades necessitam para atender aos pedidos, desde que permitido é claro, daí o motivo porque o dinheiro é muito usado como principal Oferenda em muitas casas e cultos espiritualistas.

As oferendas são atos magísticos-religiosos e os assentamentos são concentrações de forças e poderes magísticos dentro de um espaço limitado.As oferendas podem ter várias finalidades, tais como:
 • Oferenda de agradecimento;
 • Oferenda de pedido de ajuda;• Oferenda de desmagiamento negativo;• Oferenda de descarrego;• Oferenda propiciatória;• Oferenda purificadora;• Oferenda ritual de firmeza de forças na natureza;• Oferenda ritual de assentamento de forças e poderes espirituais e dignos.Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.Cada Orixá tem os seus respectivos alimentos, as suas flores, as suas cores, as suas bebidas e a sua forma particular de culto, orações e invocações.

Fonte(s):

www.cecl.com.br 












2 comentários:

  1. Hummmm ... bem legal esse negocio de oferenda! Alias geralmente sempre quando eu passo reveillon na praia , sem tem oferenda pra Iemanja, espelhos,batom,dinheiro,escova de cabelo,ja vii mta coisa! ^^ bemm da hr
    (Ariana Magnani)

    ResponderExcluir
  2. Bom noite
    Nao tem nenhuma oferenda de Nana

    ResponderExcluir